quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Noções de tempo



         Para tudo existe uma hora, um tempo, e com os alunos da Professora Adriana Bento e Claudia Aparecida Silva Lima, Maternal D  da EMEI Nona Panichi, realizaram atividades relacionadas a hora e o tempo que estão na escola, desta forma estão aprendendo a reconhecer que o relógio indica o tempo para determinadas atividades como por exemplo: a hora de ir para escola , de ir embora para casa, de fazer atividades, tomar o lanche, de escovar os dentes, de brincar, além é claro de reconhecer os numerais.





segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A primavera chegou!!!

Esta estação é a mais colorida do ano, com ela vem as flores e a alegria dos passarinhos, fica tudo mais bonito! A EMEI Nona Panichi com suas professoras e alunos realizaram e ainda realizam atividades relacionadas com o tema, são cartazes, máscaras, leitura de histórias, decoração da sala de aula, atividades de pintura com pincel e lápis de cor, lembrancinhas, e outras brincadeiras. São momentos de aprendizagem que exploram as cores, as flores e o meio ambiente.





segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A arte de brincar e aprender

A atividade física é fundamental para o desenvolvimento da criança, tanto na área motora quanto na área cognitiva.  Pensando desta forma a professora Adriana Bento, da EMEI Nona Panichi, juntamente com as alunas do Projeto PIBID da UENP realizaram várias atividades que estimulam a criança a brincar e consequentemente desenvolver suas habilidades. Dentre elas o Circuito onde os alunos andaram sobre cordas, pularam bambolê, passaram pelo túnel e circularam sobre os blocos pedagógicos; outra atividade muito prazerosa foi a  amarelinha, inicialmente a professora  explorou as cores e os  números, em seguida explicou como funciona o jogo, deste forma também trabalhou suas regras. Foi uma oportunidade de resgate de uma das brincadeiras antigas, trazendo para dentro da escola o prazer de brincar e aprender.









segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Planeta Terra - Maternal "D"

A professora Adriana Bento da Silva e a estagiária Ariane Carrijo do maternal "D", da EMEI Nona Panichi, confeccionaram junto  a seus alunos uma atividade sobre o Planeta Terra. A atividade realizada por elas foi a elaboração do Planeta Terra, utilizando uma esfera de isopor, que representava a Terra onde as crianças ajudaram a pintar. Em seguida a professora Adriana mostrou para seus alunos de uma forma bem simples onde era localizado o nosso país, destacando de verde as nossas florestas e de amarelo as outras partes do País.






















sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O Folclore Brasileiro e suas possibilidades


São tantas as possibilidades de se explorar o Folclore Brasileiro na Educação Infantil que é difícil dizer qual é a mais rica e divertida atividade pedagógica para estes pequenos alunos. Com a professora Télia Cristina de Oliveira e a estagiária Jaqueline Caldeira Honorato, da EMEI Nona Panichi, do Martenal “D”, não foi diferente, passaram dias realizando atividades relacionadas a lendas e parlendas deste mundo encantado de nossa cultura brasileira. Histórias foram contadas da Cuca, Mula Sem Cabeça, Curupira, Lobisomem, Boi Tatá, Iara e o Boto Rosa, as atividades foram variadas, desde a exploração da coordenação motora,sons e letras, música, advinhas, discriminação visual, até mesmo um álbum do folclore com adivinhações das principais características dos personagens estudados. Sendo então uma experiência riquíssima e prazerosa para nossas crianças!!! “Rei, Capitão, Soldado, Ladrão, Moça bonita do meu coração!”

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O Folclore Brasileiro enriquecendo a imaginação e as brincadeiras de crianças.

As histórias contadas sobre a lenda do Boi Bumba, variam conforme a região do Brasil, no entanto todas elas envolvem vida, morte e ressurreição de um boi. Foi com esta lenda que a professora Tatiele Rodrigues da Silva, do Maternal “C” , da EMEI Nona Panichi, iniciou seu trabalho sobre folclore, contando histórias do Boi Bumba, em seguida seus alunos se deliciaram na imaginação e brincadeiras folclóricas como a dança do Boi e cantigas folclóricas (Boi da Cara Preta e Ciranda Cirandinha). E por fim a lenda do Boto Rosa que foi apresentado como um animal amigo dos pescadores do rio Amazonas, que conduz em segurança as canoas em tempestades. São estas e outras histórias que promovem a fantasia e a criatividade de nossas crianças, além da valorização de nossa cultura brasileira

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

O Saci Pererê passou por aqui...


Dia 22 de agosto comemoramos o Folclore Brasileiro, e o Saci Pererê, é um dos personagens marcantes de várias histórias, que encanta crianças em todo o Brasil. Uma delas foi contada pela professora Ana Cássia Veloso Alves, da EMEI Nona Panichi, sob o título A Onça e o Saci, para seus alunos do maternal “B”, experiência da qual as crianças se divertiram com mais uma das artes do menino do gorrinho vermelho. No dia seguinte este personagem apareceu em sua sala de aula, correndo de um caçador, pois já havia aprontado muitas peraltices, acabou sendo capturado pelo caçador com a ajuda da professora e dos alunos, preso em uma garrafa, ficou lá até o entardecer do outro dia, e depois de prometer ser mais bonzinho foi solto, para voltar à floresta. Alegria e encantamento pairavam no ar. Esta história não vai ser esquecida tão cedo!!!

Educação Física na Educação Infantil: explorando movimentos

A fase da aquisição dos movimentos fundamentais ocorre entre os dois aos sete anos, sem a aprendizagem efetiva desses movimentos, não é recomendável aprender os gestos técnicos de um esporte, uma dança, ginástica ou luta. A experiência motora adequada reflete-se também na alfabetização e raciocínio lógico-matemático, de forma que os domínios psicomotores constituem pressuposto básico para a leitura e a escrita. Por estes motivos que a EMEI Nona Panichi tem explorado através das atividades de educação física as brincadeiras e atividades que envolvem o corpo e o movimento. Com o apoio da professora de educação física, Leila de Andrade Teixeira, e demais professoras brincadeiras como amarelinha, frente e atrás, pescaria, dominó e outras, é possível conciliar o prazer de brincar, e explorar os movimentos, atingindo assim o desenvolvimento mais saudável de nossas crianças.