sexta-feira, 29 de maio de 2015

Regras e limites nas brincadeiras

As regras e limites devem ser trabalhados desde a mais tenra idade, para que toda a criança compreenda o funcionamento das coisas, principalmente no que se refere à dinâmica da vida. Pensando desta forma a professora Adriana Bento da Silva, com sua turminha Jardim 4, da EMEI Nona Panichi  planejou  um circuito de atividades com materiais como garrafas pet,  bolinhas coloridas, água colorida, pneus e baldes. 




Seu objetivo era conciliar os conteúdos de coordenação motora, as cores verde, amarelo, azul e vermelho, a socialização, e os limites e regras de um jogo.




Foram momentos de alegria, brincadeira, aprendizagem e  principalmente formação humana no que refere ao respeito mútuo e as regras do jogo!!!




quarta-feira, 27 de maio de 2015

Projeto Higiene Pessoal

Pensando em contribuir com a melhoria dos hábitos de higiene de sua turminha (Maternal 4), da EMEI Nona Panichi, a professora Adriana Bento com o apoio da estagiária Ana Carolina Soares, realizaram neste mês de maio o Projeto Higiene Pessoal. Este trabalho teve início com a professora falando sobre como é importante o banho e como ele deve acontecer, em seguida ela convidou as crianças para dar um banho nas bonecas, atividade esta muito animada e feliz para todos.

Sobre a higiene dos cabelos foi confeccionado com material lúdico e fantoches  cabelos com piolhos onde cada aluno tinha que procurar o piolho e tirá-lo de lá.

Ao abordar sobre a higiene da boca, a professora convidou os alunos para construir  um bocão:

E convidado a todos  a realizarem a escovação:
Explicou a importância do trabalho do dentista e houve até mesmo o uso de uma representação deste profissional:

Foram inúmeras atividades realizadas como contação das histórias:
Ainda realizaram atividades como confeccionar uma escovinha de dentes:


A música foi outra área explorada, trabalhando vários conteúdos como ritmo, harmonia, higiene, expressão verbal e gestual:

MEU DENTINHO, MEU DENTINHO
VOU ESCOVAR, VOU ESCOVAR,
PRA FICAR BRANQUINHOS, PRA FICAR BRANQUINHOS 
E BRILHAR, E BRILHAR.

Podemos afirmar que foram momentos de muitas brincadeiras e aprendizagem 
PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS!!!









segunda-feira, 4 de maio de 2015

A Páscoa em meio as histórias, músicas, letras e cores.

Com o conto a Galinha, a Velhinha e o Coelho de Nijole Jankute, a professora Télia Cristina de Oliveira, da EMEI Nona Panichi iniciou suas atividades da semana da Páscoa, fez uso de um belíssimo fantoche de palito, seus aluninhos ficaram encantado em ouvir e ver esta história.



e com a Música De Olhos Vermelhos, divertiram-se as crianças:
" De olhos vermelhos, 
De pelo branquinho,
de orelhas bem grandes
Eu sou coelhinho, 
Sou muito assustado,
Porém sou guloso,
Por uma cenoura,
Já fico manhoso!!!"

A cenoura foi arte das crianças e professora, se transformando em um belo cartaz coletivo:

Conteúdos como cores, ritmo, recorte, colagem, expressão verbal e corporal, e coordenação motora foram explorados, além é claro do trabalho coletivo.

O Coelho que não era da Páscoa foi outra bela história explorada pela mesma professora, que leva as crianças para as aventuras de um coelho muito maluquinho


E claro a música do Coelhinho da Páscoa não poderia ficar de fora de seu planeamento:

"Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?
1 ovo, dois ovos, três ovos, três ovos assim...., 
1 ovo, dois ovos, três ovos, três ovos assim....
Coelhinho da Páscoa, que cor ele tem?
Azul, amarelo e vermelho também.....
Azul, amarelo e vermelho também....

seguida de atividades:

Foram momentos únicos de prazer e aprendizagem, onde a arte, letras, números, cores, ritmos, discriminação visual e brincadeiras se misturaram.






Os indiozinhos na escola

Um, dois, três indiozinhos,
quatro, cinco, seis indiozinhos,
sete, oito, nove indiozinhos,
dez e o seu pequeno bote.....

Iam navegando pelo rio abaixo
quando um Jacaré se aproximou
e o pequeno bote dos indiozinhos
quase, quase virou....

MAS NÃO VIROU!!!

Foi com esta música que a professora Isadora Alcântara Ricobelo, do Maternal 3, da EMEI Nona Panichi iniciou suas atividades e brincadeiras com seus alunos sob Tema OS ÍNDIOS. Foram atividades de pintura, colagem e música, além de brincadeiras com dedoches. Momentos divertidos e alegres durante suas aulas.


A professora Ana Cássia Veloso Alves, também fez uso desta música com seus alunos do Maternal 2, onde foi explorado o a expressão verbal e gestual, além das noções de quantidade. Os fantoches foram outros recursos, juntamente com a roda de conversa a respeito dos tipos de moradias, e encaminhamentos para a descoberta de onde mora os índios. Concluindo seus trabalhos com a elaboração de um cartaz coletivo.... a Oca. Grandes descobertas e experiências ocorreram!!!


A professora Télia Cristina de Oliveira iniciou seus trabalhos com sua turminha, Maternal 4, com a história O INDIOZINHO POTI, em seguida  foram realizadas atividades de pintura das mãos (formando o cocar), a exploração das letras  (conhecendo a letra "I"), e da música dos Indiozinhos, finalizando com a confecção de um cartaz coletivo.

Momentos educacionais que estimulam desde bem pequenos a sua formação, aprendendo a conhecer e respeitar as diferentes culturas existentes em nosso rico País.